REFLEXÃO E CIDADANIA

06.03.17 . Notícias . 1 Comentários

O Colégio e Pré-Vestibular Expressivo desafiou os alunos do 9º ano a lerem a obra “Constituição em Miúdos” , versão da Constituição Federal adaptada à linguagem dos estudantes. Compreendendo que a Constituição Federal é a lei maior de um país, pois nela estão consagrados os diretos e garantias individuais e as obrigações dos cidadãos, após a leitura proposta no componente curricular de Língua Portuguesa, os alunos participaram da apresentação da Constituição pelas acadêmicas do Curso de Direito da Unoesc Xanxerê: Dhiulya Pilonetto e Geane dos Santos Cerqueira. Várias reflexões foram emergindo desta rodada de conversa e os alunos foram instigados a pensar o conceito de cidadania – amplo e polissêmico – que vem se reconfigurando ao longo da história em cada novo contexto. Também, estes estudantes foram motivados a expor quais sonhos eles têm para o nosso país, quais caminhos acreditam que precisam ser trilhados para que se tornem realidade, o que julgaram mais interessante e o que mudariam na nossa Constituição Federal. Estas reflexões foram inspiradas pela própria leitura do texto, que traz um espaço para debate ao final da obra. Este livro foi produzido em parceria do Senado Federal com a Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas – ABEL e Câmara Municipal de Pouso Alegre – MG e está disponível para download gratuito. Na avaliação da Profª Rossaly Lorenset, a atividade atingiu o objetivo, pois propiciou uma reflexão entre as garantias constitucionais e a realidade destes estudantes e, além de despertar o interesse deles, traduz o discurso jurídico a uma linguagem mais acessível, provocando-os a assumirem uma posição mais crítica em nossa sociedade.

Um Comentário

1. Ademir Giraldello disse:

Parabés pela iniciativa: formação humana e cidadã; principalmente, à professora Rossaly – mestre na arte de ensinar.